segunda-feira, 25 de junho de 2012

Brasil fatura medalha de prata no Pan-Americano Masculino

O Brasil conquistou a medalha de prata do Campeonato Pan-Americano de Seleções de Handebol Masculino, terminado neste domingo, em Buenos Aires, na Argentina. Os donos da casa venceram o confronto final, que como em todos os encontros entre as duas equipes, foi marcado pelo equilíbrio até o último segundo. O placar terminou 22 a 21 à favor dos argentinos (12 a 12 no primeiro tempo). O resultado garantiu ao Brasil uma das três vagas para o Campeonato Mundial da modalidade, que será disputado em janeiro, na Espanha.
As duas defesas trabalharam muito bem desde o início do jogo. Depois de várias tentativas, em um contra-ataque muito rápido, Borges abriu o placar da partida. Os adversários passaram a encaixar melhor as jogadas, enquanto o Brasil teve uma série de passes errados. Com isso, a Argentina passou à frente e chegou a abrir quatro gols de vantagem. O Brasil retomou a calma e buscou o placar até empatar. No final do primeiro tempo, 12 a12 no marcador.
O equilíbrio permaneceu no segundo tempo. Era sempre um gol para cada lado, sucessivamente. O Brasil chegou a abrir dois gols de vantagem, mas depois, permitiu novo empate. A Argentina alcançou a ponta novamente e se manteve aí por alguns minutos. No final, com poucos segundos para o término do jogo, o placar seguia empatado, porém, a Argentina fez uma cobrança de sete metros com sucesso e exterminou as chances brasileiras de recuperação.
O técnico da Seleção Brasileira, Jordi Ribera, elogiou o desempenho da equipe, destacando a força que o grupo teve em momentos determinantes da partida. "Fico feliz porque a equipe esteve sempre brigando pela vitória, nunca perderam a postura na quadra. Em momentos determinantes souberam buscar o placar. Tivemos uma boa defesa, que dificultou muitas vezes o ataque argentino", avaliou o treinador.
O espanhol destaca também a experiência dos adversários por terem uma equipe que treina junto há muito tempo, enquanto o Brasil possui uma nova formação que esteve pouco tempo reunida. "Fico contente com o rendimento dos atletas com tão pouco tempo de treinamento e também com a ambição do grupo. Fico feliz por estarmos no Mundial e com a possibilidade de a partir de agora ter um tempo mais amplo para trabalhar e para poder encarar o futuro", finalizou o espanhol que retornou ao comando da Seleção Masculina este mês.
O ponta Borges, artilheiro da partida com nove gols, avaliou alguns fatores que fizeram a diferença em quadra. "Fizemos um primeiro tempo muito bom, mas no segundo, demoramos muito para fazer gols e em um jogo de alto nível como este, não pode acontecer. A defesa deles também melhorou ao longo do jogo e perdemos muitas bolas. Esses são fatores que temos que melhorar para o futuro e trabalhar da maneira correta", analisou.
O jogador tem grandes expectativas para o Campeonato Mundial que será disputado na Espanha, onde defende a equipe Reale Ademar Leon. "Acho que será um Mundial muito bom. A Espanha é um país com muita tradição no handebol. Até lá, teremos mais tempo para trabalhar. Mas não foi por isso que perdemos. Acho que mesmo com o pouco tempo que tivemos com este grupo, conseguimos assimilar muitas coisas que o Jordi trouxe e fizemos uma final muito melhor que em Guadalajara", completou.
Gols: Brasil - Borges (9), Lucas (3), Zeba (2), Thiagus (2), Wesley (2), Raul (1), Gil (1) e Emerson (1). Argentina - Diego Simonet (6), Pizarro (4), Fernandez (3), Sebastián Simonet (3), Kogovsek (2), Carou (2), Canepa (1) e Migueles (1).
Tabela:

Segunda-feira (18)
Argentina 33 x 13 Estados Unidos
Chile 31 x 28 Groenlândia

Terça-feira (19)
Paraguai 11 x 39 Brasil
Uruguai 26 x 13 México
Chile 34 x 25 Venezuela
Groenlândia 18 x 24 Argentina

Quarta-feira (20)
Paraguai 16 x 25 Uruguai
México 12 x 37 Brasil
Estados Unidos 43 x 28Venezuela
Argentina 23 x 23 Chile

Quinta-feira (21)
México 16 x 22 Paraguai
Brasil 42 x 16 Uruguai
Argentina 47 x 15 Venezuela
Estados Unidos 27 x 36 Groenlândia

Sexta-feira (22)
Groenlândia 41 x 35 Venezuela
Estados Unidos 19 x 35 Chile

Sábado (23)
11h (semifinal) - Argentina 28  x 13 Uruguai
13h (semifinal) - Brasil 35 x 33 Chile
15h (quinto e sexto lugares) - Groenlândia 38 x 19 Paraguai
17h (sétimo a nono lugares) - Venezuela 28 x 23 México

Domingo (24)
(sétimo a nono lugares) - Estados Unidos x México
(final) - Argentina 22 x 21 Brasil
(terceiro e quarto) - Chile x Uruguai

Seleção Brasileira

Goleiros:
Leonardo Vial Tercariol - ADC Metodista/São Bernardo (SP)
Luiz Ricardo do Nascimento-Rick - ADC Metodista/São Bernardo (SP)

Armadores:
Fernando José Pacheco Filho-Zeba (armador-direito) - Esporte Clube Pinheiros (SP)
Gustavo Nakamura Cardoso (armador-esquerdo) - ADC Metodista/São Bernardo (SP)
Matheus Perrela Filho (armador-esquerdo) - Esporte Clube Pinheiros (SP)
Raul Nantes Campos (armador-esquerdo) - Academia Octavio Vigo (Espanha)
Thiagus Petrus (armador-esquerdo) - Naturhouse La Rioja (Espanha)

Centrais:
Diogo Kent Hubner - ADC Metodista/São Bernardo (SP)
Henrique Selicani Teixeira - ADC Metodista/São Bernardo (SP)
Thiago Roberto Torres dos Santos - TCC/Unitau/Unimed/Tarumã/Taubaté (SP)

Pontas:
Felipe Borges (ponta-esquerda) - Reale Ademar León (Espanha)
Gil Vicente (ponta-esquerda) - Unoesc/Orbenk/PMC (SC)
Lucas Bendito Candido (ponta-direita) - TCC/Unitau/Unimed/Tarumã/Taubaté (SP)
Wesley Aparecido de Freitas (ponta-direita) - ADC Metodista/São Bernardo (SP)

Pivôs:
Emerson Santos Silva - Unimed/UEM/Maringá (PR)
Vinícius Santos Teixeira - ADC Metodista/São Bernardo (SP)

Fonte: brasilhandebol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário